sábado, 22 de dezembro de 2007

Sua imagem, Seu conteúdo!

Essa semana vi em minha mesa umas das edições da Revista Você S/A e encontrei a coluna da consultora Célia Leão. Achei muito interessante o que ela falou sobre a imagem das pessoas e como elas a tratam. Resolvi então adaptar a coluna para o Blog, já que é nesta época do ano que as pessoas costumam fazer avaliações de suas vidas durante o ano que passou, estabelecendo novas metas e melhorias para o ano seguinte.

“Assim como eu, você já ter ouvido inúmeras vezes as pessoas falando da importância de se dar um verniz a imagem. O que quer dizer polir atitudes e munir-se de informações que o façam mais elegante. Recentes acontecimentos, envolvendo a ministra do turismo, Marta Suplicy, e sua infeliz declaração sobre o caos aéreo, provam que, quando o conteúdo não é efetivamente trabalhado e modificado, um dia a casa cai, racha o tal verniz e as pessoas acabam por descobrir seu real conteúdo.

Volto a dizer, de nada vale o investimento em roupas de grife, estar sempre em lugares da moda, viajar, diplomar-se várias vezes, ter poder, se nos preocupamos apenas com as aparências. Todo mundo já sabe: as aparências enganam – mas não por muito tempo. Um dia surge a verdade, como no caso da ministra...

Aproveite a chance e o privilégio que a vida lhe deu e faça de cada viagem ao seu exterior uma aula. Desenvolva sensibilidade a novos hábitos, perceba que as diferenças existem e não nos fazem melhores nem piores que ninguém. Orgulhe-se de ser um ser humano [...].
[...] E cuide de sua imagem, afinal ela é o seu cartão de visitas, mas não se imagine mais elegível porque tem a possibilidade de trajar alguma marcar famosa. Se seu interior não for bem talhado, a boa roupa só fará com que as pessoas percebam a gritante diferença entre a beleza da embalagem e a feiúra de seu conteúdo.

Verniz é uma substância bastante usada para preservar a vida útil de móveis e partes externas de uma construção feita de madeira. O que ocorre é que a madeira de boa qualidade se vale da proteção para conservar-se intacta e impecável. Já a madeira de segunda qualidade, com verniz ou sem ele, com o tempo – que não precisa ser longo – apodrece e é substituída. E do mesmo modo, nós todos deveríamos nos preocupar em cuidar do polimento e atitude todo o tempo para que nosso exterior reflita de forma genuína o que trazemos conosco em nossa essência. Caso contrário, assim como a deselegante política, um dia algo fará com que rache o nosso verniz e as pessoas ao nosso redor descobrirão, verdadeiramente, quem somos nós, na essência!”
E como Blogger da semana eu quero desejar a todos um Natal com muitas alegrias e muito amor!

Rafael Oliver
[Ao som de Evanescence...]

Texto Escrito pela Colunista e Consultora Célia Leão.
(Adaptado da Revista Você S/A (Editora Abril) - Edição 110 de agosto de 2007).

sábado, 15 de dezembro de 2007

I'm from America...Latina


PARTE 1

Ganhadores do Prêmio Nobel de Física este ano (foto).
Visualmente a América é um único continente. Um grande continente. Porém, desde crianças somos acostumados a dividí-las em três grandes blocos. Quem nunca pensou na expressão muito utilizada mundialmente? "Ele(a) é americano(a)." Sim, eu também sou, muitas pessoas são. Mas não, eu não sou americana. Eu sou latino-americana. É o que diriam americano e talvez outras pessoas no mundo. Quantos latinos-americanos já ganharam o prêmio Nobel em áreas científicas (Economia, Física, Química e Medicina)?
O Prêmio Nobel recebe este nome em homenagem ao Sueco Alfred Nobel,inventor da dinamite e detentor de mais de 350 patentes e 20 laboratórios de pesquisa pelo mundo. Ele manifestou em seu testamento o desejo de destinar sua fortuna à pessoas que contribuíssem em diversas áreas para a melhora domundo. O prêmio passou a ser atribuído em 1901 nas seguintes áreas: Física, Química,Medicina e Fisiologia, Economia e Paz (este último não é entregue todos os anos). Este tema foi discutido em uma edição da Revista Galileu (sim, eu leio Galileu) a edição nº189, de abril/2007). Um ganhador do Prêmio Nobel, Bernardo Alberto Houssay um argentino que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1947. O maior feito disso não é o Prêmio em si, até porque alguns pesquisadores latino-americanos já ganharam esse Prêmio, mas o fato de ele ter desenvolvido suas pesquisas inteiramente na Argentina. Houssay recebeu convites para atuar na pesquisa em outros países, mas recusou. Ele descobriu a "Função do hormônio pituitário no interior do metabolismo do açúcar".

Todo esses pensamentos surgiram quando eu li uma reportagem no jornal da Ciência, falando que este ano um brasileiro esteve muito próximo de ganhar um Prêmio Nobel de Física. Este ano o Prêmio saiu para um alemão e um francês pela descoberta em 1988 do Fenômeno da Magnetoresistência Gigante, responsável pelo desenvolvimento da eletrônica e da computação nos últimos anos. A respeito disso, um Físico brasileiro, da UFRGS atuou lado a lado na pesquisa deste fenômeno com o francês Albert Fert. O físico brasileiro Mario Norberto Baibich declarou: "Sem falsa modéstia, nós tivemos, eu e o Albert Fert, a idéia de fazer a medida desse material. Agora, o comitê entendeu que seria o caso de premiar o chefe do laboratório." Depois disso, nós podemos nos perguntar o porquê disso. E quem assistiu ao filme" Uma mente Brilhante"(2001) pode perceber que O Nobel envolve muitos assuntos,desde a pressão política que envolve a indicação dos candidatos até as Instituições que escolhem os vencedores do Prêmio. Neste caso, a IBM sofreu uma forte influência para o reconhecimento da dscoberta da Magneto resistência Gigante. Falo mais sobre isso no meu próximo texto.

Até mais! Obrigada aos que leêm.

Ao som de Queen...

domingo, 9 de dezembro de 2007

Editorial NoveIdéias

Tudo começou em um pré-vestibular comunitário há 3 anos. De companheiros de classe que pouco se falavam à amigos virtuais que, agora, discutem opiniões e pensamentos.
Érica Azevedo, estudante de Química da UFRJ, Rafael Oliver, aluno de Administração na universidade Mackenzie-RJ, e eu, Rafael Barbosa, que curso a faculdade de Jornalismo na FACHA-RJ, decidimos criar um espaço para debater e expor idéias sobre os mais diferentes temas, tão importantes e presentes quanto interessantes.
A decisão de fazer este blog foi simples e fácil, pôr em prática nem tanto. Como não poderia deixar de ser, as primeiras divergências já apareceram na escolha do nome desta página. Mesmo após uma pequena consulta feita a alguns de nossos amigos, onde oferecemos os nomes “Minuto-Luz”, “Fast Jovem”, “Minuto Jovem”, e claro, “NoveIdéias”, não chegamos à conclusão alguma. Com nomes assim, não é tarefa difícil saber o porquê.
Por fim, foi selecionado “NoveIdéias”. O título foi inspirado na obra “As Nove Idéias mais malucas da ciência”, do físico norte americano Robert Ehrlich, que analisa algumas proposições totalmente contrárias à Física, à Biologia e outras ciências. Para que se compreenda melhor do que fala o livro, damos aqui dois exemplos das idéias loucas apresentadas por Robert: “É possível viajar no tempo” e “A AIDS não é causada pelo HIV”. Nele, o autor mostra sua visão, contudo, sempre apresenta o motivo daqueles que dele discordam.
Érica, dentre nós, a que mais entende sobre temas científicos, não pensou duas vezes ao indicar “NoveIdéias” para nomear este sítio. Os “Rafaéis” não tiveram alternativa, a não ser aceitar este como nome mais criativo e compatível com os objetivos do blog.

Com a palavra, a própria Érica.
"Cabe aqui destacar que o livro de Robert Ehrlich foi dado a mim, em meu aniversário de 2006, por uma amiga que conhecemos no pré-vestibular, Graziele, uma pessoa atenta a esses temas e que, de certa forma, acertou em cheio no presente. Ela ficaria muito feliz se contássemos a ela o motivo para tal nome.
Lembro bem quando dei a sugestão para o nome, eu estava com o livro ao lado do computador discutindo com o Rafael Barbosa no messenger e, então, escrevi “NoveIdéias”, sem pensar duas vezes. E nunca tinha pensado em tal fonética. Abri uma página no bloco de notas e escrevi logo os outros três nomes junto com a explicação para cada um deles."

Uma observação: As outras interpretações que possam aparecer para justificar a escolha do nome “NI”, sejam pela fonética, semântica - ou coisa que valha -, são absolutamente... aceitas!
Quanto ao objetivo do “NI”, pretendemos diversificar ao máximo as questões a serem abordadas e multiplicar os diferentes pontos de vista sobre elas. Além de levar aos que tiverem a paciência de acompanhar os nossos textos informações sobre acontecimentos atraentes e pertinentes, de maneira atual, compreensível e dinâmica.
Como novos habitantes da “Blogosfera”, nós temos um compromisso com nós mesmos e com o leitor. Escrevemos o que achamos, porém, sempre respeitando a pluralidade de opiniões. Não nos preocupamos com quantas pessoas vão passar por aqui todos os dias, porque, para nós, este projeto é uma experiência... Que esperamos, dê certo. Como me disse uma vez Tuca Hernandes - escritor de um outro blog de que gosto bastante -, no início, somos um “Zé Ninguém” que resolve, do nada, fazer malabares no meio do calçadão do centro. Um desafio de que não temos qualquer expectativa.
Repetindo, somos aquele Zé Ninguém... Mas cheio de idéias.
Até!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Do Nascimento à Estréia!

Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2007.
Ufa! Faz tempo que estamos tentando colocar este Blog para discussões no ar. Enfim, o projeto foi concebido e tratado entre Érica, Rafael e Eu, Rafael Oliver. Estamos preparando um editorial a altura e assim que o tivermos, publicaremos. Em breve será iniciada nossa trajetória... Contamos com vocês!
Sejam todos bem-vindos e obrigado pela visita!

::: Equipe NoveIdéias :::